Hospital Santa Rita

19 de Maio de 2022 -

27/12/2021 - 08:50:51 - Atualizado em 27/12/2021 - 09:23:26

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades que acontecem no Hospital Santa Rita.

Voltar

RETROSPECTIVA 2021

Se a pandemia de Covid-19, apesar de mais bem controlada, continuou desafiando as autoridades sanitárias em âmbito mundial, a inovação tecnológica a serviço da saúde foi o grande destaque na Afecc-Hospital Santa Rita durante o ano de 2021.

Todos os cuidados e precauções necessários para o controle e combate à Covid-19 foram reforçados em todas as unidades do Hospital e permitiram a realização de oito procedimentos cirúrgicos inéditos, a inauguração do Complexo de Diagnóstico Avançado e a abertura do primeiro Centro de Formação de Cirurgia Robótica do Espírito Santo.

Confira as principais realizações mês a mês:

JANEIRO


Urologia reconstrutora

O Hospital Santa Rita, unidade filantrópica mantida pela Afecc, se prepara para também ser referência no campo da urologia reconstrutora. No dia 16 de janeiro foram realizadas as duas primeiras cirurgias para correção de curvatura peniana utilizando técnica com enxerto de membrana de pericárdio bovino (L-Hydro®) no Espírito Santo.As cirurgias finalizaram o Curso para Tratamento Cirúrgico do Adulto com Curvatura Peniana, coordenado pelo urologista do Santa Rita, Dr. Thales Mendes Miranda, que trouxe o que há de mais atual no campo da urologia reconstrutora, para capacitação dos urologistas do Hospital e tornar o Santa Rita também uma referência nesse tipo de tratamento no estado.  Tratamento inédito no ES para complicações renais e pulmonares Pela primeira vez no Espírito Santo um paciente em estado grave na UTI precisou dar início simultâneo a duas terapias de ponta para suporte pulmonar e renal: o Suporte de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e a Hemodiálise Contínua (CVVHD). O paciente tem 66 anos de idade, é do sexo masculino, e estava internado na Afecc-Hospital Santa Rita tratando complicações renais e pulmonares. Segundo as equipes de Nefrologia, Medicina Intensiva e Suporte Circulatório, a oxigenação por membrana extracorpórea é uma modalidade de suporte de vida que possibilita aumentar as chances de recuperação do paciente.

 

FEVEREIRO


Hands On de Técnicas Cirúrgicas
A equipe de neurocirurgia da Afecc-Hospital Santa Rita realizou treinamento para as primeiras cirurgias com o mais completo e moderno microscópio neurocirúrgico do mundo, o Zeiss Kinevo 900, com sistema de visualização robótica – Pacote Premium. O Santa Rita é o primeiro hospital brasileiro a ter esse completo equipamento, adquirido no final de 2020 e que começou a realizar as primeiras cirurgias em fevereiro de 2021.



Iniciados dois novos estudos no Centro de Pesquisa Clínica do Santa Rita

O Centro de Pesquisa Clínica da Afecc-Hospital Santa Rita iniciou, em fevereiro, dois novos estudos clínicos que poderão beneficiar pacientes em tratamento oncológico.
Um dos estudos avaliará a eficácia da associação de uma nova imunoterapia com a tradicional quimioterapia para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. O Santa Rita será uma das 10 instituições, no Brasil, onde esse estudo estará sendo conduzido.

-
 
Primeiro do Brasil

O melhor e mais moderno microscópio neurocirúrgico do mundo, com sistema de visualização robótica, chegou ao Espírito Santo no dia 8 de fevereiro. É o Zeiss KINEVO 900 – Pacote Premium. Adquirido pela Afecc-Hospital Santa Rita, o equipamento está à disposição da equipe de neurocirurgia, que iniciou a fase de testes para, ainda no mês de fevereiro, realizou a primeira cirurgia do estado com a versão mais completa do equipamentoPara marcar a chegada do aparelho, a equipe de neurocirurgia do Santa Rita, liderada pelos médicos Alexandre Ottoni e Tiago Madeira, realizou, nos dias 23 e 24/02, um simpósio internacional, via web, abordando temas nas áreas de neurocirurgia oncológica e neurocirurgia vascular.  Os palestrantes internacionais foram o neurocirurgião Michael T. Lawton, Presidente e CEO do Barrow Neurological Institute (Phoenix-Arizona/EUA) - o melhor centro de Neurocirurgia dos Estados Unidos; e  Marcos Tatagiba, Presidente do - Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Tubingen, na Alemanha.  Mais de 60 médicos, entre renomados neurocirurgiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e chefes de serviços de hospitais de referência no país, participaram desse evento.



Neurocirurgia de ponta

A retirada de tumor do nervo periférico e tumor cerebral, respectivamente, em pacientes com 52 e 82 anos de idade, proporcionou, no dia 25/02, mais um marco na medicina capixaba. A equipe de neurocirurgia da Afecc- Hospital Santa Rita utilizou nos procedimentos o microscópio neurocirúrgico Zeiss Kinevo 900, com sistema de visualização robótica – Pacote Premium.



Impressora 3D para produção de talas ortopédicas

A Afecc-Hospital Santa Rita adquiriu uma impressora 3D de órteses, em parceria com a startup Fix it, para o desenvolvimento de peças para imobilização articular. O objetivo é proporcionar ao paciente algo mais personalizado e leve para recuperar lesões ortopédicas em pessoas que necessitam de imobilização. A impressora 3D também desenvolve soluções que auxiliam, de forma geral, no procedimento de fraturas e na recuperação de casos pós-cirúrgicos.

 

MARÇO


Aniversário do Hospital Santa Rita

Mais de meio século e com muito mais tecnologia em benefício da medicina capixaba! O Hospital Santa Rita, mantido pela Afecc, completou 51 anos de atividades no dia 31 de março, com uma gama de inovações implantadas na área da tecnologia médica e com novos avanços previstos para 2021 e 2022. Para marcar sua bela trajetória, novas marcas foram criadas para a Afecc e o Santa Rita. Assim como a instituição, as novas marcas também estão mais modernas, inovadoras, porém, mantendo a tradição. O elemento consolidado da instituição, o Coração, está em 3D, remetendo à modernidade, à inovação, mas, acima de tudo, mantendo a tradição do acolhimento. As pontas quase fechadas do novo coração remetem à receptividade e atenção sempre presentes no atendimento prestado pela Afecc-Hospital Santa Rita e, agora, com quatro corações alinhados geometricamente, a cruz da saúde também se mostra presente.



Ablação de mioma por radiofrequência

Na tarde do dia 20/01, a equipe médica da Afecc-Hospital Santa Rita realizou mais um procedimento inédito no Espírito Santo: uma paciente de 46 anos de idade foi submetida à ablação de mioma por radiofrequência. Trata-se de uma técnica que melhora os sintomas causados pelo mioma sem a necessidade de cortes.
Por  meio desse procedimento é possível preservar o útero da paciente sem que seja submetida à cirurgia tradicional de miomectomia. Dessa forma, a paciente retorna às atividades rotineiras precocemente, tem menos dor pós-operatória e menor taxa de sangramento.



Doação de 25 camas e colchões para hospital de Barra de São Francisco

A Direção da Afecc-Hospital Santa Rita, ao ter conhecimento, no dia 29/03, por reportagem veiculada no Bom Dia ES, da necessidade de equipamentos hospitalares no município de Barra de São Francisco, entrou em contato com a Prefeitura local e doou 25 camas hospitalares com os respectivos colchões. São equipamentos antigos, mas em bom estado de conservação e uso, que foram substituídos devido à modernização ocorrida no Santa Rita. A entrega foi feita na manhã do dia 30/03.



Pronto-Socorro exclusivo para atendimento não Covid

A Afecc-Hospital Santa Rita abriu, dia 19/03, um novo Pronto-Socorro (PS), exclusivo para atendimento às urgências e emergências gerais, cardiológicas, ortopédicas, cirúrgicas e pediátricas de pacientes sem suspeita de Covid-19. O novo PS foi instalado em um outro bloco do Hospital e recebeu sinalização específica, logo na entrada principal da instituição, além de ficar distante do Pronto-Socorro já existente e que, em março, passou a ser exclusivo para casos suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus.
Dessa forma, os atendimentos que já eram feitos de forma separada, com fluxos definidos e em salas distintas para evitar proximidades entre pacientes, ficou ainda mais seguro com um Pronto-Socorro exclusivo e com toda sua área destinada aos pacientes com suspeita e/ou Covid-19 confirmada. Esse Pronto-Socorro passou a ter, também, uma ala para atendimento pediátrico.



Especialista da University of Southern California demonstrou técnica de prostatectomia robótica no Hospital Santa Rita

O especialista em urologia, Dr. André Berger, que atua na University of Southern California, em Los Angeles, e também no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, demonstrou, no dia 1º/02, na Afecc-Hospital Santa Rita, sua técnica cirúrgica para retirada de próstata.
Foram duas cirurgias, feitas por meio da plataforma do robô Da Vinci Xi, para tratar câncer. Foi uma troca de experiências, com a equipe local conhecendo as mais recentes tendências norte-americanas.



Certificação ONA 3

O mais alto grau de excelência da ONA, a Certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, da rigorosa instituição acreditadora credenciada DNV GL Business Assura
nce Avaliações e Certificações Brasil Ltda – DNV GL, foi concedido ao Hospital Santa Rita, mantido pela Afecc. O Certificado ONA 3 foi entregue ao Hospital dia 16 de março.


Retorno das atividades no Centro de Vivência Casa Rosa

Seguindo todas as normas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde, no dia 15 de março, o Centro de Vivência Casa Rosa voltou a prestar atendimento de forma híbrida (presencial e virtualmente), conforme a necessidade e condições de segurança.

-

ABRIL


Afecc completa 69 anos

Dia 28 de abril a Afecc completou 69 anos de atividade. Assim como inúmeros prestadores de serviços, a Associação também precisou se reinventar nesse cenário de pandemia que o mundo vive. O atendimento oferecido por meio dos programas e projetos sociais sofreu mudanças. Algumas atividades puderam ser mantidas de forma presencial, seguindo rigorosos protocolos de atendimento, outras passaram a ser praticadas de forma virtual, como meditação, oficinas de artesanato, orientação nutricional, aula de alongamento, entre outras. A história de serviços filantrópicos foi a base para a confiança dos parceiros nessa nova realidade, que mantiveram o apoio e estão colaborando com campanhas em prol dos pacientes. 

-

Cirurgia robótica no ES completou um ano

No dia 20 de abril completou um ano que a equipe da Afecc-Hospital Santa Rita colocou o Espírito Santo entre os estados brasileiros a realizar cirurgias robóticas com a plataforma Da Vinci Xi - sistema cirúrgico mais moderno do segmento do mundo. Foi às 8h, do dia 20 de abril de 2020, que a equipe de robótica do Hospital realizou o primeiro procedimento para retirar um câncer de próstata de um paciente com 63 anos de idade. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, um ano após o procedimento, continua passando bem.



Prontuário Afetivo

Implantado na Afecc-Hospital Santa Rita o Prontuário Afetivo. Nele constam o hobbie do paciente, idade, se é casado, se tem filhos, o time de futebol para que torce, enfim, informações para lembrar à equipe de saúde detalhes pessoais que vão além das condições clínicas. O Prontuário Afetivo fica junto ao paciente internado na UTI e ajuda na humanização do atendimento.
Esse tipo de prontuário vem sendo adotado em hospitais de vários estados brasileiros para proporcionar mais afetividade aos pacientes em tratamento das complicações da Covid-19. Estar atendo às boas práticas fez a Afecc-Hospital Santa Rita a também adotar essa ação.



Reabertura do Bazar da Afecc

Seguindo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus e as medidas de flexibilização das atividades divulgadas pelo Governo, as atividades do Bazar da Afecc foram retomadas as quartas, quintas e sextas-feiras.
 

MAIO


Santa Rita passa a ter Centro de Excelência em Eletrofisiologia na Hemodinâmica

Parceria entre o médico eletrofisiologista Fabrício Vassallo e a empresa Abbott permitiu a criação do Centro de Excelência em Eletrofisiologia, que passou a funcionar na Hemodinâmica da Afecc-Hospital Santa Rita. O local é destinado ao treinamento de médicos de toda a América Latina para a utilização da técnica de Ablação de Alta Potência e Curta Duração (HPSD), desenvolvida para a ablação da fibrilação atrial.  Essa técnica foi desenvolvida por Vassallo, membro da equipe de cardiologistas do Santa Rita e do Instituto de Cardiologia do Espírito Santo.



Inauguração do Complexo de Diagnóstico Avançado

A Afecc-Hospital Santa Rita inaugurou o Complexo de Diagnóstico Avançado, passando a ser a primeira unidade hospitalar do estado a oferecer serviço de diagnóstico por imagem com Ultrassonografia disponível 24h, assim como os exames de Raios X, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, estando o médico radiologista presente no local durante todo o período.



Parceria de sucesso com o EPA Supermercados

A parceria firmada entre a Afecc-Hospital Santa Rita e o EPA Supermercados em novembro de 2018 resultou, até março de 2021, na doação de R$ 1.666.979,08, o que proporcionou, até o momento, 432 cursos e oficinas, além de 263.643 atendimentos em práticas integrativas e complementares voltadas para a recuperação dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.

 

JUNHO


Ambulatório Pós-Covid-19

Diante da identificação de pacientes que necessitavam de acompanhamento médico por apresentarem síndrome pós-Covid-19, a Afecc-Hospital Santa Rita abriu, no dia 14 de junho, o Ambulatório de Acompanhamento de Pacientes Após a Alta Hospitalar e de Síndrome Pós-Covid-19. O Ambulatório foi voltado para atendimento particular e por convênios.



Serviço de Hemodinâmica certificado

A parceria Afecc-Hospital Santa Rita/Instituto do Coração, com serviços diferenciados em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, resultou na conquista da Certificação por Distinção em Serviços de Hemodinâmica, concedido pelo IQG Health Services Accreditation. Esta certificação combina a ciência baseada em evidências, iniciativas de qualidade, diretrizes clínicas e melhores práticas para ajudar a reduzir as variações da assistência.

 

JULHO


Primeira lobectomia pulmonar robótica do ES

A equipe de cirurgia torácica da Afecc-Hospital Santa Rita realizou, no dia 11/07, a primeira lobectomia pulmonar do Espírito Santo utilizando a plataforma robótica Da Vinci Xi. Lobectomia é a retirada de um lobo do pulmão.
O procedimento foi realizado em uma senhora de 67 anos, para tratar um câncer de pulmão. A lobectomia foi realizada no pulmão direito, com os outros lobos preservados. A paciente teve alta no dia 13/07.



Bazar da Afecc volta às atividades normais  

O Bazar da Afecc voltou aos dias e horários normais de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 16h. O local está repaginado, mais bonito e funcional para atender os clientes, além de seguir todas as normas de segurança necessárias nesse período de pandemia.

 

AGOSTO


Santa Rita torna-se o único Centro de Formação em Cirurgia Robótica do ES

O Hospital Santa Rita, mantido pela Afecc, tornou-se um Centro de Formação em Cirurgia Robótica, o único do Espírito Santo. Por meio de parceria com o Instituto Falke (PR), o Hospital passou a oferecer cursos de capacitação em procedimentos robóticos.
Por ser um Centro de Formação, os cursos darão aos médicos o certificado de qualificação para que possam obter, junto à sua sociedade de especialidade, a habilitação necessária para realizar procedimentos robóticos, conforme exige a legislação em vigor.
A parceria possui uma grade curricular que envolve grandes hospitais de referências em cirurgias robóticas, como a Santa Casa de Porto Alegre (RS), Hospital Santa Isabel (Blumenau - SC), Hospital Erasto Gaertner (Curitiba -PR), Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba _ PR), Hospital Mater Dei (Belo Horizonte - MG), Hospital Unimed (Bauru - SP), Pilar Hospital (Curitiba - PR) e Real Hospital Português (Recife - PE).



Doações para o Bazar da Afecc

A Afecc-Hospital Santa Rita foi uma das instituições beneficiárias do projeto A Loja Vazia, que arrecadou 3.403 peças de roupas, calçados, bolsas e acessórios para o Bazar da Afecc. Essas doações são colocadas à venda, a preços bem acessíveis no Bazar e, com o recurso arrecadado, são comprados medicamentos, alimentação proteica, fraldas geriátricas, vale-transporte e demais produtos necessários para que os pacientes do SUS, em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita, tenham condições de dar continuidade ao tratamento após a alta hospitalar.


 

SETEMBRO


Atendimento bilíngue

Em setembro os colaboradores bilíngues da Afecc-Hospital Santa Rita passam a ter identificação para facilitar o atendimento a pacientes internacionais. Nos crachás tem a bandeirinha identificando qual ou quais idiomas o funcionário fala. Mais tranquilidade e segurança para o paciente.



Excelência em Saúde!

Afecc-Hospital Santa Rita venceu o prêmio Excelência em Saúde, realizado pelo jornal Folha Vitória, em duas categorias: Clínica de Radioterapia e Top of Mind.

 

OUTUBRO


Movimento Outubro Rosa atinge meta
O movimento Outubro Rosa, coordenado no Espírito Santo pela Afecc-Hospital Santa Rita, atingiu a meta de venda das camisas e demais produtos alusivos a essa ação de conscientização para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa 2021 fortaleceu o alerta com o slogan  A prevenção é essencial, incentivando, dessa forma,  as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia.
 


Realizada mais uma cirurgia inédita no ES pela equipe do Hospital Santa Rita

O procedimento, denominado Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP), o mais avançado padrão de tratamento cirúrgico para o crescimento benigno da próstata, foi realizado no Espírito Santo, pela equipe da Afecc-Hospital Santa Rita. Um problema urinário comum que afeta homens com mais de 50 anos de idade, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou aumento prostático benigno, que provoca dificuldade para urinar e afeta, consideravelmente, a qualidade de vida masculina, já pode ser tratado com cirurgia a laser minimamente invasiva e o paciente ter alta hospitalar em 24h.

 

ROB 24h

O maior congresso de cirurgias robóticas ao vivo da América Latina, o ROB 24h, contou com a participação da Afecc-Hospital Santa Rita. O cirurgião oncológico Luiz Fernando Mazzini Gomes, da equipe de cirurgia robótica do Hospital, foi o único médico capixaba a participar do ROB 24h. O evento foi  on-line com transmissões, ao vivo, de mais de 20 cirurgias robóticas em dois canais simultâneos nas áreas de urologia, cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, cirurgia oncológica e torácica. A cirurgia realizada no Santa Rita foi para retirada parcial do intestino grosso (colectomia) devido à presença de tumor maligno.




Equipe de Cardiologia da Afecc-Hospital Santa Rita/Instituto do Coração realiza mais um procedimento inédito no ES

Denominado Embolização Septal com Ônix, o procedimento foi usado para tratar hipertrofia do coração (espessamento excessivo do músculo do coração). O procedimento foi realizado pela equipe do cardiologista Renato Serpa, no dia 09/10, em uma paciente de 83 anos, que, segundo o médico, possui uma vitalidade invejável.
 

NOVEMBRO


Conforto para todos

A Afecc-Hospital Santa Rita, renovou as acomodações para os acompanhantes dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital. Para proporcionar mais conforto a quem acompanha seu ente querido durante o período em que estiver na Instituição, foram instaladas poltronas reclináveis ao lado do leito. Até então, os acompanhantes do SUS contavam com acomodações não reclináveis.
 
 
 

DEZEMBRO


Técnica elaborada por médico capixaba para controle de arritmia cardíaca foi apresentada no maior congresso brasileiro da especialidade

A Ablação de Alta Potência e Curta Duração (HPSD) é o procedimento, elaborado pelo cardiologista Fabrício Vassallo, que vem sendo utilizado com sucesso na Afecc-Hospital Santa Rita para tratamento de fibrilação atrial. O Hospital tornou-se referência nessa forma de tratamento de arritmias cardíacas e a técnica foi apresentada no Congresso da Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca, maior evento da especialidade no Brasil.
 


Afecc-Hospital Santa Rita é a 60ª maior empresa do ES

A Afecc-Hospital Santa Rita passou a ocupar a 60ª posição no ranking geral das 200 maiores e melhores empresas do Espírito Santo, sendo a terceira maior receita operacional líquida do setor saúde e a 10ª maior empregadora. Esse resultado foi publicado na Revista 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo. 

 

compartilhe: