Hospital Santa Rita

08 de Agosto de 2020 -

20/07/2020 - 10:25:23 - Atualizado em 20/07/2020 - 10:52:57

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades que acontecem no Hospital Santa Rita.

Voltar

Realizada com sucesso a primeira cirurgia robótica com visualização infravermelha no Espírito Santo

O procedimento foi feito dia 18/07, pela equipe de urologia do Hospital Santa Rita utilizando o robô Da Vinci Xi
 

Na manhã do dia 18/07, a equipe de urologia do Hospital Santa Rita realizou a primeira nefrectomia parcial robótica (retirada de parte do rim) utilizando a tecnologia Firefly com o robô Da Vinci Xi.

O paciente é do sexo masculino, tem 37 anos de idade, passa bem, e estava com câncer no rim esquerdo. O tamanho e as características do tumor possibilitaram a retirada de apenas uma parte do rim, informou o urologista Sérgio Riguete.

Segundo Riguete, a tecnologia Firefly, utilizada por meio da cirurgia robótica, permite uma iluminação guiada por fluorescência, com visualização infravermelha. É uma espécie de óculos de visão noturna, que possibilita ao cirurgião diferenciar facilmente o tecido fluorescente dos demais e, assim, ter maior eficiência na identificação do tumor, delimitação da área a ser retirada e, consequentemente, maior segurança na remoção sem comprometer excessivamente a função renal.

Para conseguir essa fluorescência, é feita uma injeção endovenosa do contraste denominado indocianina verde. Esse contraste, comumente chamado de ICG, já é usado em diagnósticos médicos desde 1957 e, nos últimos 40 anos, utilizado em cirurgia cardíaca, oftalmológica e geral.

De acordo com Riguete, a tecnologia Firefly está disponível no Hospital Santa Rita para ser utilizada nas cirurgias robóticas em que o uso do contraste for o mais indicado.

Além da nefrectomia parcial robótica, duas cirurgias para retirada de tumor de próstata também foram realizadas no dia 18/07 por meio do robô Da Vinci Xi. E, no dia seguinte, mais duas cirurgias de próstata foram realizadas, totalizando a marca de 25 cirurgias robóticas no Hospital Santa Rita. Todas para tratamento oncológico.

O robô Da Vinci Xi é o mais moderno do mundo e foi adquirido pelo Hospital Santa Rita em dezembro de 2019, entrando em atividade no dia 20 de abril de 2020, quando a equipe de urologia do Hospital operou um tumor de próstata em um paciente com 63 anos de idade.

Dessa data até agora foram realizadas, por meio robótico, 18 cirurgias de próstata, 1 renal e 1 de bexiga. Com as 5 dos últimos dias 18 e 19/07, o Santa Rita completou 25 cirurgias robóticas.

BENEFÍCIOS
  • Incisões menores
  • Menor perda sanguínea
  • Menor risco de precisar de transfusão de sangue
  • Menos dor pós-operatória
  • Alta hospitalar, em média, 24h após a cirurgia
  • Retorno mais rápido às atividades rotineiras

EQUIPE MÉDICA QUE PARTICIPARÁ DA NEFRECTOMIA PARCIAL ROBÓTICA
  • Dr. Sérgio Riguete (urologista do Hospital Santa Rita)
  • Dr. Rafael Ferreira Coelho (urologista dos  hospitais Sírio Libanês, Albert Einstein e Nove de Julho.)
  • Dr. Marcelo Lamy (urologista do Hospital Santa Rita)
  • Dr. José Antônio Prezotti (urologista do Hospital Santa Rita)
  • Dr. Alexandre Tironi (urologista e diretor Clínico do Hospital Santa Rita)

 Parte da equipe em campo cirúrgico robótico


 Dr. Sérgio Rigueti

 Imagem infravermelha

compartilhe: