Hospital Santa Rita

22 de Setembro de 2020 -

22/05/2020 - 14:06:20 - Atualizado em 22/05/2020 - 14:13:31

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades que acontecem no Hospital Santa Rita.

Voltar

Oftalmologista do Hospital Santa Rita é escolhido para utilizar equipamento de última geração em cirurgia de retina

A fábrica alemã escolheu apenas dois médicos brasileiros para realizarem as primeiras cirurgias no Brasil com o novíssimo microscópio Artevo 800
 
O oftalmologista capixaba Laurentino Biccas Neto foi um dos dois médicos brasileiros escolhidos para utilizar o novíssimo microscópio Artevo 800, da marca alemã Zeiss, em cirurgia de retina. O equipamento, lançamento mundial da empresa alemã, ainda não está disponível no Brasil, mas o fabricante cedeu o microscópio para o médico capixaba e um médico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizarem os procedimentos de forma inédita no país.

Laurentino Biccas escolheu a estrutura do Hospital Santa Rita, onde é membro do corpo clínico, para usar o novíssimo equipamento. A cirurgia foi realizada na última semana, em dois pacientes com urgência de intervenção e sob risco eminente de cegueira, em um procedimento denominado Vitrectomia – usada para tratamento de doenças da retina.

Os casos operados, explica o médico, foram para corrigir descolamentos de retina e os resultados foram excelentes. Os pacientes foram um homem, 68 anos, e uma mulher, 83 anos, que tiveram alta imediata.

Os procedimentos consistiram na remoção do corpo vítreo do olho e, com o microscópio Artevo 800, o campo de visão do médico foi ampliado, já que o equipamento possui altíssima resolução e tecnologia 3D, permitindo maior precisão no procedimento.

Além da abordagem de descolamentos de retina o novo equipamento também é utilizado para tratar diversas doenças oculares como catarata, buraco macular, retinopatia diabética avançada, oclusões venosas, entre outras.

O microscópio Artevo 800 veio pela primeira vez ao Brasil para ser apresentado no congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, em São Paulo, que foi cancelado devido à pandemia de Covid-19. A empresa alemã decidiu, também, disponibilizá-lo para dois médicos brasileiros que já utilizam outros modelos de microscópios Zeiss. 



  

Dr. Laurentino Biccas Neto em procedimento com o novo microscópio




O EQUIPAMENTO
 
Microscópio Artevo 800, da marca alemã Zeiss

Incorporou novas tecnologias, como o tomógrafo OCT de alta resolução (o tomógrafo é incorporado ao microscópio).

Permite mais precisão nas cirurgias, principalmente as de retina, pois tem um monitor 4k, maior profundidade de foco e grande ampliação. A cirurgia é feita sem olhar diretamente no microscópio, com óculos 3D e um monitor de 55” “Medical Grade”.
 


VITRECTOMIA

A Vitrectomia é uma técnica cirúrgica muito utilizada para tratamento de doenças da retina. A cirurgia consiste na remoção do corpo vítreo do olho, para ser possível realizar o tratamento de descolamento de retina, buraco macular, retinopatia diabética avançada, oclusões venosas, entre outras.

Na Vitrectomia são utilizados equipamentos da mais alta tecnologia para remoção do liquido que preenche o olho e, dessa forma, ser possível realizar os procedimentos necessários para o tratamento das doenças da retina.

O procedimento requer o uso de equipamentos de tecnologia avançada e equipe especializada para o tratamento. Existem diversas formas de aplicar a Vitrectomia, que varia de acordo com cada caso. Os instrumentos cirúrgicos são da espessura de uma agulha e entram por trocateres (equipamentos específicos), não necessitando habitualmente de pontos para fechamento.

Em geral a cirurgia é realizada com anestesia local e o pós-operatório depende de cada caso, mas geralmente com alta imediata. Os equipamentos são minúsculos e não causam danos ao globo ocular.

Vitrectomia para remoção de hemorragia vítrea



 







Tratamento a laser durante cirurgia de retina, geralmente utilizado para retinopatia diabética e outras doenças.



 








Remoção de membranas tracionais da retina












































 

 

compartilhe: