Hospital Santa Rita

28 de Setembro de 2021 -

13/08/2021 - 11:00:46 - Atualizado em 13/08/2021 - 11:04:20

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades que acontecem no Hospital Santa Rita.

Voltar

Hospital Santa Rita torna-se o único Centro de Formação em Cirurgia Robótica do ES

Parceria firmada com o Instituto Falke (PR) permite ao Santa Rita oferecer cursos de capacitação em cirurgias robóticas
 
Mantendo o pioneirismo em avanços tecnológicos no setor de saúde capixaba, o Hospital Santa Rita passa a ser o único Centro de Formação em Cirurgia Robótica do Espírito Santo, com o primeiro curso previsto para o mês de outubro deste ano.

Sendo um Centro de Formação, o Hospital disponibiliza cursos com certificados de qualificação para médicos de todo o estado e também para os que tiverem interesse em se qualificar em procedimentos robóticos no Espírito Santo.

De acordo com o coordenador científico do Centro, Dr. Alexandre Tironi, os cursos contemplam todas as exigências do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), garantindo que os médicos recebam os treinamentos exigidos pelas suas sociedades de especialidades.

O Diretor-Geral do Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, acrescenta que a parceria firmada com o Instituto Falke envolve, em sua grade curricular, o envolvimento de grandes hospitais que são referências em cirurgias robóticas, como a Santa Casa de Porto Alegre (RS), Hospital Santa Isabel (Blumenau - SC), Hospital Erasto Gaertner (Curitiba -PR), Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba _ PR), Hospital Mater Dei (Belo Horizonte - MG), Hospital Unimed (Bauru - SP), Pilar Hospital (Curitiba - PR) e Real Hospital Português (Recife - PE).

Para Marilucia Dalla, presidente da Afecc, associação mantenedora do Hospital Santa Rita, ser o Centro de Formação em Cirurgia Robótica do Espírito Santo mostra o compromisso do Hospital com o avanço e a qualidade da medicina. “Estamos trabalhando, em todos os níveis, para oferecer o que há de melhor e mais moderno para os nossos pacientes e para o avanço da medicina capixaba”, ressalta.

Treinamentos em módulos
Dr. Alexandre Tironi explica que a formação será dividida em três módulos. O primeiro com aulas teóricas on-line e demonstrações de cirurgias ao vivo (carga horária total: 24h).  
O segundo módulo será com aulas individuais em simulador no Hospital (carga horária total: 20h a 40h, de acordo com a sociedade da especialidade de filiação do médico).

O terceiro e último módulo, também chamado de "in-service", consiste em aulas práticas no centro cirúrgico robótico, com revisão de todo o conhecimento teórico e prático recebido. Neste módulo, o médico treina com o robô a troca de pinças, sutura em bonecos-modelos, a movimentação das pinças, entre outros processos necessários para o procedimento cirúrgico (carga horária total: 5h a 6h). Ao final, o cirurgião recebe a certificação em cirurgia robótica.
A habilitação para que o médico possa realizar procedimentos robóticos será fornecida pelas sociedades médicas, conforme legislação em vigor.

Para mais detalhes a respeito do curso, acesse: https://www.ifalke.com/pt-BR/cursos/curso-para-certificacao-em-cirurgia-robotica-hospital-santarita-outubro2021


 

compartilhe: