Hospital Santa Rita

30 de Maio de 2020 -

27/12/2019 - 15:35:37 - Atualizado em 27/01/2020 - 17:19:06

Notícias

Fique por dentro de todas as novidades que acontecem no Hospital Santa Rita.

Voltar

Hospital Santa Rita adquire o mais moderno sistema cirúrgico robótico

O Hospital Santa Rita acaba de adquirir o primeiro robô Da Vinci Xi a ser utilizado por equipe médica no Espírito Santo. Trata-se de um sistema cirúrgico considerado o mais moderno do segmento robótico do mundo. A inovação está nas imagens em 3D HD e visão magnificada, além de o robô possuir quatro braços de longo alcance. A articulação dos instrumentos possui movimentos de rotação e angulação melhores que da própria mão humana e com tecnologias de filtro de tremores e movimentos intuitivos, permitindo ao cirurgião operar com movimentos totalmente precisos e naturais.

De acordo com a presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, o novo equipamento chega como presente do Hospital para a equipe médica e seus pacientes, em comemoração aos 50 anos que o Santa Rita completará no mês de março de 2020. “Essa é uma grande conquista para o Hospital, colaboradores, corpo médico e, principalmente, para os pacientes, além de um grande salto tecnológico e assistencial para o Espírito Santo”, reforça Marilucia.

O diretor Geral do Hospital, Carlos Lobato, Acrescenta que o Da Vinci Xi será utilizado em todas as cirurgias que as equipes médicas considerarem o uso do robô o mais adequado para o procedimento. As equipes cirúrgicas do Santa Rita já estão em processo de treinamento para o uso do robô Da Vinci Xi, que deve entrar em atividades já no primeiro semestre deste ano de 2020.

A cirurgia utilizando uma plataforma robótica, esclarece o médico urologista e também diretor Clínico do Hospital Santa Rita, Alexandre Tironi, torna-se altamente sofisticada pois permite a execução de cirurgias complexas utilizando-se de procedimentos minimamente invasivos.

“O robô possui controle ergonômico, quatro braços robóticos que atuam diretamente no paciente e um sistema de vídeo de alto desempenho. Os movimentos realizados no controle ergonômico são filtrados de qualquer tipo de tremor natural do ser humano e traduz todo o movimento feito pelas mãos do cirurgião em movimentos mais precisos e com amplitude ainda maior do que a capacidade da mão humana”, informa Tironi.

Ele acrescenta que, diferentemente da cirurgia convencional, com o Da Vinci Xi a anatomia aparece com alta definição, em cores brilhantes e com profundidade de campo original e magnificação em até 10 vezes. Para realizar o procedimento, o cirurgião utiliza o controle ergonômico para manipular até quatro braços robóticos e a câmera de alta definição. Além disso, o da Vinci aumenta a eficiência e a segurança da cirurgia.


Benefícios para o paciente
Independentemente da especialidade cirúrgica que utilizar o robô Da Vinci Xi, os benefícios ara o paciente são:
  • Tempo reduzido de internação
  • Menor perda sanguínea e subsequente necessidade de transfusão
  • Menos dor e desconforto pós-operatórios
  • Menor risco de infecção
  • Recuperação e retorno à função normal mais rápido
  • Maior satisfação do paciente


Foto divulgação do fabricante


PARTE DA EQUIPE DE CIRURGIÕES EM TREINAMENTO EM SÃO PAULO,
NO HOSPITAL 9 DE JULHO







Dr. Sérgio Riguete Zacchi, urologista
































Dr. Marcus Vinícius da Silva Carvalho, urologista

compartilhe: